terça-feira, 28 de maio de 2013

Disclosure - When A Fire Starts To Burn (Faixa)


Apresento-lhes o primeiro review de faixa do 4 Track. Nesses reviews dois ou mais autores irão opinar sobre a faixa, sendo a nota final dela uma média das notas de cada autor. Esses modelo de crítica será uma oportunidade de experimentar, na qual em um parágrafo (longo ou curto), temos a chance de sermos totalmente sérios ou totalmente sarcásticos, analisar algo com profundidade ou comentar 5 minutos depois de ter escutado pela primeira vez. Não há regras, apenas o choque.


Danilo Bortoli [8]
Eles estão mudando a forma da juventude pensar no pop e a dance culture no Reino Unido (e a forma com que as pessoas usam as palavras “pop” e “eletrônica” na mesma frase). Eles estão fazendo isto de uma forma simples até, algo que ficou esquecido desde que “White Noise” estreou nos charts mais cedo este ano: execute tudo da forma mais simples e catártica possível. “When A Fire Starts to Burn”, portanto, leva isto à perfeição: é a melhor abertura de um álbum em 2013. Há a elegância característica deles, mas o que toma conta realmente é o vocal áspero repetindo incessantemente até que o ouvinte tome o enunciado como verdade. Daí, não há ninguém que desminta.

Felipe Reis [8]
No primeiro instante de "When A Fire" já é possível notar que mesmo se apropriando das afetações do UK Garage, o Disclosure não busca ser outro artista inglês característico da era pós-Burial. Eles buscam o house e o UKG clássico para desconstruí-los não na forma de um experimento, mas na forma de um tour de force intenso de repetição e catarse física, dançante e pop. Com o vocal áspero e a batida martelante, a faixa reconstói a sensação incendiária dos hits de techno e house das raves mais primais - "quando um fogo começa e se espalha, não tem como controlar" é o que afirma o vocal (numa tradução livre e redutora). A faixa é a mais sublime expressão de seu próprio hook vocal, é o fogo incontrolável que eles jogam no clube sem o receio de ser pop e acessível, receio que uma década quase inteira de produtores teve.
8.0 [RECOMENDADO]

Nenhum comentário:

Postar um comentário