sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mazzy Star - California (Faixa)

[Escute]



Danilo Bortoli [6]
Mas é claro que a nova do Mazzy Star teria o nome de um local. Isto só demonstra que o tempo não passou muito (ou não deixou rastros de ter passado ultimamente) para eles. Este é o clássico Mazzy Star, sem tirar ou colocar muito, o que significa que isto só funciona como uma lembrança do que já aconteceu. Mas é aí que nós podemos perceber que talvez este seja o objetivo deles: se a música do Mazzy Star já é, por si só, um exercício nostálgico, você não pode culpá-los por tentar reencontrar este sentimento.  

Felipe Reis [7.5]
"California" é uma melancólica e simples canção que revive a era de ouro do Mazzy Star nos anos 90. O mais elementar aqui é como a expressão e o songcraft são mais poderosos que o ar revivalista, não soa tão noventista quanto poderia soar, pois o sentimento é o que está na superfície, bem acima do estilo. Cordas abafadas e Hope Sandoval entoando versos aparentemente vagos ("I think I'm going back to California / Summer distant and it's all far way") pintam um quadro bucólico, solitário e belo - eles estão continuando com elegância o que era feito muito bem há 20 anos atrás. Pode não ser inovador, mas é algo que merece ser admirado.

Ramon R. Duarte [7.5]
Um regresso menos vistoso e impactante se for comparado ao de 2011 com o belo presente que foi o single “Common Burn”, no entanto, “California” consegue ser um bom exemplar dos tempos áureos do Mazzy Star. Seria um retorno simplório demais? Talvez sim, mesmo que ainda seja cedo para apontar qualquer opinião definitiva, mas é certo de que esse single é bem mais primário a lembrar o Mazzy Star do primeiro disco ou, na pior das hipóteses, o Mazzy Star menos inspirado de Among My Swan, temos uma banda menos mística e expressionista presente no auge entorpecedor de uma “Into Dust” e “Blue Light”, e mais um grupo centrado em seu ponto de partida – daí poderíamos identificar uma espécie de volta às raízes, ou um retorno ao porto seguro da banda explícito do título californiano... enfim. O que sei é que, se “Common Burn” e “Lay Myself Down” poderiam integrar facilmente a tracklist de So Tonight That I Might See, a obra-prima do grupo, diria que “California” poderia muito bem ser uma das faixas do menos abarcante, mas não menos gracioso She Hangs Brightly. De todo modo, é gratificante ver o Mazzy Star de volta.


 
7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário